10 CURIOSIDADES DO EMPREENDEDORISMO

 

 

Você sabe o que é empreendedorismo?  Grande parte das pessoas associam esta palavra a empresários ou a vendas, mas ao contrário do que pensam, empreendedorismo é a capacidade de alguém de identificar com facilidade problemas, soluções e oportunidades, podendo ser um negócio, projeto ou algo que promova mudanças e ações inovadoras. 

Otimismo, coragem, autoconfiança e persistência são as principais características de um empreendedor. Separamos cinco curiosidades sobre o empreendedorismo para que você fique um pouco mais por dentro desse universo revolucionário!

 

1 - Em qual você se encaixa?

Atualmente existem três tipos de empreendedorismo, o social, que por meio de projetos visa a melhoria a melhoria da sociedade. O Corporativo, que é desenvolvido para empresas e mantém seu foco na inovação de projetos e o individual, mais conhecido como ''startups'' onde o objetivo é a criação de novas empresas e negócios.

 

2 - Brasil, país que mais empreende

Independente do cenário econômico o Brasil continua sendo um dos países que mais empreendem no mundo, com cerca de 6,4 milhões de pequenos negócios empresariais que consistem em micro, pequenas e médias empresas.

 

 

 

3 - GIRL POWER!

Segundo o GEM (Global Entrepeneurship Monitor), as mulheres representam 51% dos empreendedores brasileiros.

 

4 - Menos pode ser mais

As microempresas muitas vezes podem ser subestimadas, mas seus pequenos negócios criaram cerca de 8 milhões de novos empregos desde 1990.

 

5 - Todos Conectados 

 Atualmente a captura de clientes é feita na grande maioria das vezes pela internet tornando as estratégias de se empreender no campo digital muito necessárias e melhor direcionadas. 

 

6 - Qualidade é o segredo

Cerca de 6.890 das empresas brasileiras possuem certificado de qualidade ISO-9000, sendo assim o maior número entre os países em desenvolvimento.

 

7 - Um grande aliado!

Todo apoio no desenvolvimento de um negócio é bem-vindo, para isso existe o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o crescimento de micro e pequenas empresas no país.

 

8 - Conhecimento nunca é demais!

Para se obter sucesso como empreendedor é necessário entender bem do assunto, por isso se especializar por meio de cursos profissionalizantes, técnicos e graduações é essencial. Busque por áreas que enfocam conhecimentos como: administração, gerenciamento, gestão e organização.

 

9 - Os 4 pilares da educação

Existem 4 pilares da educação fundamentais em que o empreendedor deve manter sempre em mente, são eles: aprender a conhecer, fazer, conviver e a ser! Dessa forma, as etapas de elaboração e execução irão obter muito mais sucesso!

 

10 - Ouse!

Empreendedores têm personalidade ousada, de atitude e liderança, nesse universo proatividade e iniciativa nunca é demais!